Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Um filme de terror. Ou de tragédia


Foto: João Mutti
 Foto de vidro quebrado do Cine Itapuã e
que reflete a imagem de parte da praça em 
frente, espaço também abandonado.

A primeira página do Caderno Diversão & Arte do Correio Braziliense de hoje  (7) traz reportagem sobre o lamentável estado em que se encontra o outrora famoso Cine Itapuã ou, para os que preferirem, Cine Clube Porta Aberta, quando era tocado por Cláudio Alcântara e Gerson. Hoje, como Centro Cultural Itapuã, não passa de um espaço abandonado pelas autoridades do Distrito Federal. Há mais de ano que o Centro, localizado na cidade do Gama, não tem qualquer atividade cultural.
O estado deplorável em que se encontra o Cine Itapuã, e também a praça em que se localiza, foi também pauta de uma reportagem do jornal Correio do Gama, jornal novo da cidade.
Cadeiras quebradas, sala tomada pelo mofo, pintura praticamente inexistente, teto em péssimas condições, instalações elétricas sem condições de uso, as hidráulicas talvez em pior estado, equipamentos de projeção fora de combate. É o cenário e enredo do filme de terror (ou tragédia) com a cultura e que está em cartaz no Cine Itapuã. Filme patrocinado pelo descaso e desprezo com que as autoridades do DF nutrem pela área da cultura na Região Administrativa do Gama. Um filme que o pessoal ligado à cultura da cidade luta para emplacar um final feliz. Para isso, contudo, terá de haver muita luta, muita mobilização, muito grito. Isto porque, o que tem acontecido até agora é pura encenação das autoridades. A cada mobilização da comunidade cultural há promessas de reformas urgentes. Depois, o esquecimento e o abandono. A cidade do Gama não conta no momento com qualquer sala de exibição de filmes. Até as duas que existiam no shopping da cidade foram fechadas. Acharam mais lucrativo dar outra destinação às áreas. E a cultura chora.

Leia a reportagem no Correio Braziliense Cine Itapuã Interditado